domingo, 19 de junho de 2011

Vovó Lázara...'SONHO EM TER MEUS NETOS DE VOLTA.'



 Os motivos pelos quais sai do VV, são os mesmos pelos quais todos os outros saíram: a incompatibilidade com a palavra de Deus com a prática do que acontece lá. Principalmente e divisão das famílias.

Como poderia ficar num local, que se intitula igreja evangélica e que retirou do meu convívio os meus únicos três netos queridos, que vi nascer e crescer e que foram motivos de muitas alegrias na minha vida? Que expulsou meu filho e nora acusando-os de coisas que não fizeram: querer tomar a igreja do VV para si, como se uma igreja pertencesse a homens, que se intitulam profetas, pastores, ministros, etc. e que pregam, apóiam e obrigam os filhos a desrespeitarem os pais e rejeitarem todos os membros de sua família biológica?

O texto abaixo, o escrevi após receber um telefonema em nome de minha neta, que sempre foi minha amiga, companheira, confidente, minha neta “preferida” e única, nesse telefonema outra pessoa da comunidade disse: a TG pede para você não ligar mais para ela. Quase morri de dor!!

Portanto, escrevi-o, em fevereiro de 2009, num momento de perplexidade e de grande dor, quando a vi se esconder dentro de um carro para que eu não a visse.

"TG:
Quero te ver, mesmo que você se esconda de mim.
Quero que você seja feliz, mesmo que você me ignore.
Quero estar perto de você, mesmo quando você se afasta mais de mim.
Quero vê-la sorrir, mesmo que você me faça chorar.
Quero-a como minha neta preferida, mesmo que você não me considere mais sua vó.
Quero contemplar o seu rosto, ainda que o tempo tente apagá-lo da minha memória.
Quero ajudá-la em tudo, mesmo sabendo que você disse não precisar mais de mim.
Quero conhecer e amar os seus filhos, mesmo que você vá criá-los longe de mim.
Quero sonhar os seus sonhos, mesmo estando vivendo um pesadelo.
Quero orar sempre por você, mesmo sabendo que você me considere um ímpia.
Quero ouvi-la cantar, mesmo sabendo que você está tão longe.
Tenho o desejo de abraçá-la como quando você era pequena, mesmo sentindo os meus braços vazios."

Já se passaram quase 3 anos que não a vejo, nem ouço, mas, continuo crendo e esperando o momento de todos esses desejos se realizarem.

Por: Dona Lázara


Apenas...Vovó Lazara! Hoje com 70 anos.
Equipe do Blog Verdades Não Ditas

22 comentários:

  1. Mais uma desgraça desta seita maldita pode ter certeza alguém de la vai pagar por isto .
    por qual motivo esta vovó nao pode ver os seus netos , Deus vai tirar o sonho destes lideres sem sentimentos familiar , deve ser todos com as familias desmanchadas se o os orgaos de direitos humanos fizerem uma pesquisa vao descubrir que estes pastores e lideres que estao controlando estes netos , eles tambem nao tem convivio com as familias deles com certeza .
    Meu Deus estou apavorada . lamentavel
    Deus abencoe esta vovo .

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de falar pra vocês que vivem com medo de sair desse lugar chamado VV, meu Pai Sr.Moreira deve er conhecido de todos vocês,Morreu aos 70 anos de idade,o último aniversário fizemos uma grande festa de confraternização com toda a familia; porém os filhos,netos e noras estiverão ausentes!!!Estes filhos,netos e noras infelizmente se encontravam aprisionados no VV,pelas regras dos homens do VV,eles não podiam ter relacionamento com os demais familiares!!! E ai como ficamos???
    Ninguem apareceu;mais sabemos que tudo aquilo era por viverem na prisão,este lugar chamado VV.
    Nós levamos em consideração porque eles faltaram no aniversário do Sr.Moreira...o pior foi o final da história;na morte dele do Sr.moreira.Ele morreu tudo acabou não tivemos festa em seu velório,mais lá estavam os lideres falando em puplico de união,de amor pela familia,um tanto de bobagem e mentiras.
    Levando flores nas quais o Sr.moreira jamais sentiu o seu perfume!!! Portanto vocês que ainda vivem dentro dessa mentira,acordem dê oportunidade para seus familiares enquanto é tempo.Procure viver com seus familiares,volte o convivio de suas familias,não percam tempo,amanhã pode ser muito tarde!!!Essa experiência que passamos foi muito triste e com certeza os filhos,netos e noras mencionados não querem vive-las nunca mais!!! Pense nisso, Deus quer mudar sua familia.Deus ama familia.

    ResponderExcluir
  3. O que o Ronaldo disse é a verdade.
    Infelizmente não participamos do aniversário dos 70 anos do meu pai moreira. Foi o último. Foi realmente por causa dos dogmas, foi colocado em nossos corações que era pecado comemorar aniversário.Nunca preguei isto e tambem nunca concordei, mas vivi essa imposição.
    Hoje sinto pelo que perdi. Nos arrependemos, mas nunca traremos de volta a alegria de viver junto com nossos familiares. Acabou, passou. Não volta mais. Olha que ainda eu visitava meus pais, conversava com eles etc. É bem verdade que era muito restrito, "eu estava muito ocupado com os outros da comunidade". Fico pensando em alguns que não visitam, não fazem uma ligação não participam, por causa do medo da liderança. Nossas famílias vão passar, nossos pais, netos, irmãos, primos. Precisamos estar juntos demonstrando o amor de Deus por eles, desfrutando da comunhão juntos. Porque tudo passa, depois só fica a saudade e o arrependimento de deixar a imposição religiosa separar o que é de mais importante para Deus. As pessoas. Rogerio Moreira

    ResponderExcluir
  4. Sou um ex-membro e graças a Deus saí a tempo de meus pais terem contato com meus filhos. Coincidentemente neste sábado estive com meu filho na casa de minha mãe e presenciei por várias vezes ela beijá-lo e dizer: VOVÓ AMA VOCÊ VIU!!! Foi muito edificante saber que eu fiz a coisa certa. A alegria nos olhos da minha mãe é muito maior que qualquer desprezo que eu possa sofrer dos membros do VV.

    ResponderExcluir
  5. "Recado pra eis cupula do vv"

    Engraçado... Por ventura não colhemos o que plantamos? Liberdade de credo e de expressão devem ser respeitados... Se lá eles querem ficar que lá eles continuem... Quem além dos que lá estão eram os encarregados de até mesmo hospedar os mediocres americanos, causadores de tamanho estrago, que aqui se instalavam se não João e Tãnia, Elineuza e Milton, Alexandra e Rogério, Eduardo e Erica, Ana Sarrizo e Ricardo, Marco e Liliam (eis integrantes da elite do Verbo agora desprovidos das regalias provenientes das orgulhosas primeiras fileiras da Av dos Andradas 881)... Perderam o poder? Se sentiram desprestigiados? Me falem quantas pessoas, jovens, adolescentes e INCLUSIVE crianças passaram por suas casas, não é mesmo elineusa! Qtos foram obrigado a migrarem pras casas dos bakanas em nome de tratamento? lembra roger! Aposto que nem se lembram de todos, não e mesmo Tania e Ana! Qtas x vcs memsos foram fazer cursos de pos graduação em Carolina do Norte, com tudo pago não é eduardo? Já pararam pra pensar que um dia vcs, eis elite do vv, atrapalharam em muito muitas pessoas? Simplesmente achar que não iria ter troco é banal, provar do proprio veneno é terrevil ne Marco que quantas x ensinava a largar os pais em nome da cruz! Liberdade de escolha e de credo, se ate os macumbeiros são respeitados no Brasil pq não respeitar aquelas pobres mentes desprovidos de personalidade propria... Se eles gostam de sofrer o azar é todo deles, mordaça realmente cabe na boca de jumentos! Lembrem-se, colhemos o q plantamos, todos vcs se estão hj separados de entes queridos é porque um dia plantaram saudosas sementes de separação que brotaram e agora começam a produzir frutos podres. Vcs, principalmente vcs, eis patrocinadores e grupo dos colarinhos brancos engravatados, são na verdade grandes culpados dessa exarcebada e nogenta conduta religiosa do VV.... Quero so ver se essa mensagem está sujeita a liberdade de expressão, um pequeno teste pra vcs....

    ResponderExcluir
  6. Sou ex-membro do VV e quase não tive tempo de ver meus pais felizes ao conviverem com seus netos. Coincidentemente, sábado estive com meu filho na casa de minha mãe e presenciei por várias vezes ela beijá-lo e dizer: VOVÓ AMA MUITO VOCÊ VIU!!! Foi muito gratificante confirmar mais uma vez que eu fiz a coisa certa.

    A felicidade nos olhos de minha mãe é muito maior que o desprezo que eu possa sofrer dos membros do VV.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, eu nunca fui anônimo, sempre coloquei meu nome, é Marco Antonio. É um fato que erramos, mas talvez você não me conheça, pois se conhecesse saberia que eu e minha esposa sempre amamos profundamente ao Senhor Deus e ao povo d’Ele. Saberia que fizemos coisas acreditando que eram o melhor, ou a vontade de Deus. Não sei por que deseja nos ferir, nem porque tem tanto ódio do VV. Você deveria amar a todos os que estão no VV, inclusive os lideres de lá. Eles estão enganados, mas são uma igreja aprisionada num sistema. Se acha que erramos, nos ajude a corrigir o erro. Coloque-se de nosso lado, para ajudar. Perdemos nossos amigos e nossas duas filhas. Isto deixa você feliz? Porque tem tanto desejo de vingança? O que queremos é ter relacionamento com nossas filhas, e seria maravilhoso ter com todos ali dentro do VV. Você disse que eu ensinava “largar os pais”, eu nunca ensinei isto. Ensinei que nosso compromisso com Deus é maior que tudo, mas nunca que a Igreja é maior que a família. Não sei quem você é, mas com certeza não tem amor no seu comentário. Tem culpa, dor, e acusação. Meu Jesus me perdoou, e o sangue d’Ele me purificou. É verdade anônimo, colhemos o que plantamos e peço a Deus você não colha na medida em que está plantando aqui. Abençôo você, e desejo que um dia você entenda que o “amor lança fora o medo”.
    Agora eu vou perguntar a você, e peço que me responda. Você me conhece? Qual americano foi hospedado em minha casa? Não me lembro, quem sabe você lembre? Pois pelo que me lembro sempre fui colocado de lado, porque “perguntava demais”. Que casa bakana eu tive? Você me via em todas as festas da liderança? Que crianças ficaram na minha casa, além de minhas filhas? Lembro-me da Danielle que inclusive saiu do VV e mora no Pará, uma mãe e filha, minha irmã e meu cunhado, e meu pai.

    ResponderExcluir
  8. sou a maria , moro em bicas , minha visinha falou e tudo mentira o estao falando ai , mal sabe ela que eu fiquei sabendo o que fizeram com um pastor de la entraram na justica contra os pais , ela nao me engana nao , lavagem celebral em nao, vou ficar quetinha minha igreja e pertinho da minha casa la nos amamos familia e um projeto de Deus .estou de olho..
    minha filha fizer isto vai tomar umas bas correiada .misericordia , ja cansei de chamar ela para minha igreja ela nao vai de jeito nenhum. fica com Deus .interressante ne.

    ResponderExcluir
  9. o Jesus ajuda estas familias meu Deus , eu nao dava conta nao gente acho que ja tinha morrido .
    ass, soraia

    ResponderExcluir
  10. Que sujeito é esse! Será que é pau mandado? Será que não tem vergonha na cara de ficar acusando gente que apesar de ter errado tá tentando acertar agora? Esse aí tá na cara que não conhece o evangelho. Vai ler a Bíbli meu filho! Pedro.

    ResponderExcluir
  11. Amigo Anônimo,

    Com certeza você não me conheceu, e não sabe 1/3 da minha historia dentro do VV.No meio de sua confusão de colocações, onde não consigo entender o que realmente defende ou crê, posso ver uma pessoa machucada por pessoas,situações,palavras e talvez até mesmo por mim.
    Nunca fui cúpula do VV.Pelo contário, tentei ser mais não me foi permitido pela misericordia de Deus.Minhas ideias sempre foram insubmisas e "batistas "demais na concepção deles.Não hospedei muito americanos na minha casa,porque não era confiavel e também meu inglês nunca foi desenvolvido para isto.Uma vez recebi na maranhão, lugar onde morei antes de mudar para Betim, uma jovem.Sabe, eu fiz tudo que minha ignorância guiava.Tentei varias maneiras de acertar.Possivelmente contriui para que muitos ainda permanecem até hoje na comunidade.Minha alegria é saber que o sangue de Jesus se renova para mim e você a cada manhã.
    Triste ver você usar este espaço para nos crucificar como está fazendo.Não faça isto.Sabemos que o que plantamos, isto colhemos.Porém ainda estamos aqui neste mundo, não partimos.Podemos fazer tudo diferente.Meus parentes, filhos estão comigo.Poderia ser indiferente a está causa.Ou talvez pagar o mal com o mal a algumas destas pessoas deste blog que também em algum momento da ignorância deles,quis minha destruição.Mas faço diferente.Junto a dor deles e principalmente para previnir a dor daqules que ainda não sabemos que irão de vim senão pararmos o absurdo que estamos presenciando.
    Você tem razão quando diz de diretos e liberdade.Por talvez não ter cohecimento deste dos motivos deste Blog e do movimento destas pessoas, está sendo infeliz na sua afirmação.TODOS AQUI, não estão pedindo para que os membros do VV e seus familiares deixem de crer nas doutrinas do VV.Tão pouco, saiam da comundade.TODOS AQUI, não aceitam a imposição religiosa imposta de não poderem ver seus filhos,netos,pais,tios,irmãos...pelo simples fato de terem a libedade garantida por Lei de crerem em algo diferente.Livre!!!Eu nao preciso de poder.Porque eu nunca o tive, então não me faz diferença.Talvez eu e minha família te ferimos em algum momento.Se isto ocorreu, peço que nos perdoe.Porém nos espalhe odio, frustação, vingança neste momento.
    Junte-se a nós.Junte nesta causa de parar o curso desgraçado de separação de familiares.
    Talvez você tenha razão também quando diz que temos culpa em coisas..Porém decidimos não mais levar está culpa conosco.Não mais nos omitir.Não mais ter medo.Não mais ser separado de nossos amados...O Aleluiaaaaaa.Pula ai anônimo...Pula!!! Os cativos estão depondo neste blog a sua libertação

    grande abraço

    ex-uma tanto de coisa Graças a Deus

    Ana Sarrizo
    Jesus tem se mostrado a mim, Ricardo e meus filhos que a Graça dele é maravilhosa, doce!!!

    ResponderExcluir
  12. Ao anônimo que falou o nome do Roger,Alexandra,Ricardo e Ana Sarrizo,graças a Deus eles estão felizes com seus filhos e familiares.Com certeza eles se arrependeram e portanto estão tentando ajudar os demais!!!Meu caro anônimo,infelizmente você não sabe e me parece que não conhece o perdão e o arrependimento.Realmente tudo que o homem, semear isso também ceifará,e diz também:Com a mesma medida que julgares será julgado também,portanto não julgue deixe Deus fazer a obra usando as proprias pessoas que um dia passaram por todo o sofrimento.Seja feliz, analise bem que estes estão deixando seus nomes e ajudando os demais seguidores da comunidade VV.Não seja covarde senão estará igualando ao dominadores e dominados da comunidade.Deus tem benção para cada um,ele quer dar oportunidade de libertação e salvação a todos.Deus é poderoso fiel e justo.Deus ama familia.

    ResponderExcluir
  13. Caro anônimo acusador:
    Você está certo quando disse que colhemos o que plantamos. Alguns estão colhendo o que plantaram sim, entretanto, a conduta dos que saírama nunca foi de incentivar a separação de famílias. Em minha casa já tive muitos jovens morando, porém, NUNCA MOROU EM MINHA CASA NENHUM MENOR RETIRADO DO CONVÍVIO DE SUAS FAMÍLIAS. É importante que você saiba que os jovens que moraram em minha casa todos estão casados e morando com suas esposas, se estão morando na casa de outros não sei, pois estão debaixo das instruções dos líderes deles. Todos receberam um exemplo de família, marido e esposa vivendo juntos com seus filhos.
    Você está certo quando disse que nós hospedávamos os americanos. Será que você também não hospedou nenhum deles? Não foi buscá-los no aeroporto? Carregou suas malas? Não ficou babando e idolatrando cada um deles? Você foi aos Estados Unidos para visitá-los?
    Tudo o que fizemos foi por engano, cegueira, mas uma coisa você parece que se esqueceu, foi que existe o perdão de Deus. Todos nós quando tivemos nossos olhos abertos para as aberrações, tivemos a ajuda de Deus para sairmos. Qual é o seu interesse afinal, que continuássemos lá neste engano?
    Graças a Deus que nos mostrou o erro e hoje está nos conduzindo para o caminho correto e temos chorado e nos arrependido por tudo o que semeamos. Deus tem nos aceitado! E não precisamos do Acusador dos Irmãos!
    Infelizmente você errou ainda quando disse o seguinte: “ (eis integrantes da elite do Verbo agora desprovidos das regalias provenientes das orgulhosas primeiras fileiras da Av dos Andradas 881)... Perderam o poder? Se sentiram desprestigiados?”
    NENHUM DE NÓS PERDEU O PODER E PRIVILÉGIOS COMO VOCÊ DISSE. TODOS NÓS ENTREGAMOS TUDO ISTO, DESCARTAMOS POR CAUSA DE TUDO AQUILO QUE DEUS NOS MOSTROU. CADA UM PODERIA ESTAR NAS PRIMEIRAS FILEIRAS COM SEUS PRIVILÉGIOS ETC, MAS, VOLTO A DIZER, DEUS NOS TIROU, E ELE ESTÁ NOS CONDUZINDO, E ESTÁ NOS LAVANDO COM O SANGUE DO CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO.
    Meu Querido, você errou quando disse que estamos impedindo as pessoas de continuarem. Esta não é a verdade, estamos dizendo desde o começo que o que queremos é ter o convívio com nossos familiares, se eles decidirem por ficar lá, tudo bem, mas mesmo assim, não é necessário cortar o convívio dessa forma tão radical, este não é o evangelho sadio. Concorda?
    Você chamou os que estão lá dentro de “ mente desprovida de personalidade própria”.
    E que se quiserem ficar lá o “ azar é deles” . Eles são nossos irmãos e não podemos desejar este tipo de vida para eles, apesar de respeitá-los. Veja bem, se realmente você pensa isto a respeito deles, você não estaria sendo covarde em deixá-los viver da forma como vivem? Você achou alguma forma melhor de vida com Jesus do que a forma deles? Então porque não tenta ajudá-los? ESTOU FALANDO DE PARENTES DE SANGUE!!!!
    Provavelmente você não tem nenhum parente lá dentro que te baniu completamente do convívio com eles, mas se tem me desculpe dizer, você é um desafeiçoado ou é mesmo um covarde.
    Será que você chegou ou chegará a ser separado de sua filha, mãe, pai, sua filha poderá conhecer a avó ou vice verso?
    Meu amigo, gostaria de saber qual é o seu propósito em nos acusar da forma como fez, mas tudo bem, eu e minha família te perdoamos, se você tem mais alguma coisa para falar de minha família pode se identificar, me envie um e-mail ou pode me ligar., talvez temos até que nos arrepender com você. Este blog foi criado com o objetivo de termos o convívio normal com nossos familiares. Sinceramente não consegui entender seu objetivo. É reconciliar ou trazer contendas e divisões? É promover arrependimento e perdão ou acusação e condenação?
    Você é livre para se expressar, por isso é que o seu comentário foi publicado pela equipe do blog. Me perdoe se te ofendi. Não sei quem você é, gostaria de saber e desde já te digo que amo você. Não sei se ainda está dentro da comunidade ou já saiu, mas meu desejo é que você seja muito abençoado e bem sucedido. DEUS TE ABENÇOE! Rogério Moreira.

    ResponderExcluir
  14. ANONIMO,GRAÇAS A DEUS ELE NOS PERDOA DE NOSSOS PECADOS, VOÇE TAMBEM ESTEVE LÁ,ORO POR VOÇE QUE RECEBA ESTE PERDÃO EM SUA VIDA, PELO ÓDIO DOS PASTORES QUE SÃO UNGIDOS DE DEUS,SUA REAÇÃO ESTÁ PARECIDA COM A DELES, DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir
  15. Meu caro anônimo,

    Meu nome é Eduardo Gonzaga, aquele que foi um dos primeiros que postou nesse blog, com foto e tudo.

    Primeiramente gostei da sua coragem e autenticidade ao escrever o que pensa e sente. Pois, depois de tudo o que vivi, durante anos (como você mesmo mencionou em seu texto a meu respeito), hoje, mais do que nunca, creio e defendo a liberdade de expressão. Isso é bíblico, sabia? Aliás, parabéns ao pessoal do blog pela mesma atitude.

    Bem, vou tentar fazer uma sinopse do que gostaria de declarar...

    Para mim, sua fala é muito pertinente, pois nos ajuda a esclarecer não somente para você, mas, sobretudo, para qualquer pessoa que sinceramente esteja querendo saber a verdade, e, assim, contribuir para o bem de todos os envolvidos nesse drama terrível: os que continuam na comunidade, os que saíram, os parentes e amigos que não tem nada com isso.

    Já faz quase dois anos, que meus dois únicos filhos cortaram todo e qualquer relacionamento com todos os parentes. É isso mesmo que você leu! Com todos os primos, tios, pais, avós e avôs. São dezenas de pessoas que os amam. Quase todos são católicos e maioria nunca nem visitou a comunidade VV. Todos são pessoas que sempre se relacionaram com eles com muito amor. Sangue do mesmo sangue! Eles não aprenderam isso com seus pais, isso eu te garanto.

    Você disse a meu repeito: Qtas x vcs memsos foram fazer cursos de pos graduação em Carolina do Norte, com tudo pago não é eduardo?
    Nunca fui fazer nenhuma pós graduação na Carolina do Norte. Não sei o que você quis dizer com pós-graduação? Portanto, todas as vezes que fui para Carolina do Norte, foi para participar dos eventos promovidos pela JW, como também acontecia em São Paulo e Belo Horizonte. Fora a primeira vez que fui, em novembro de 1992, as outras eu, praticamente, fui enviado para receber mais “tratamentos de Deus”. Como não tinha dinheiro para custear, me enviaram com as despesas pagas.

    Talvez você até hoje não compreenda bem como o sistema funciona naquela comunidade. O que você chama de elite (ou ex-elite), na verdade eram pessoas colocadas estrategicamente pelos líderes principais para que o sistema pudesse existir. Veja bem, se alguém for embora, o sistema continua. Como o caso da AL QAEDA, Bin Laden já tem substituto, você sabia? A nossa luta não é contra as pessoas, mas, contra o sistema. Pessoas entram no sistema, algumas permanecem e outras saem.

    O grande problema não é o fato das doutrinas e práticas errôneas cometidas no interior da comunidade VV. Por que, em tese, as pessoas poderiam sair de lá, apesar de não ser tão simples assim, e não continuar participando desses erros e enganos. O grande problema, é que no âmago do pensamento doutrinário da JW (a líder-mor, de onde emana todo pensamento e procedimento dos seus fiéis) se alguém questioná-la ou sair da comunidade e ela achar que essa pessoa pode “contaminar” o livre arbítrio ou direito de expressão de algum fiel, essa pessoa se torna um herege, um anátema, um “inimigo da fé”. Portanto, no pensamento doutrinário dela, o desertor (na maioria das vezes, nomeado de Judas) perde totalmente a amizade, o amor e tudo o que envolve um relacionamento sentimental ou emocional – até em pensamento – com todos os seus antigos amigos e parentes (como tem sido exposto, exaustivamente nesse blog).

    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  16. CONTINUADO, POR EDUARDO GONZAGA:

    Meu caro anônimo, a história da igreja cristã nos mostra que doutrinas e práticas sempre são corrigidas e mudanças acontecem quando desvios são elucidados. O grande problema é quando os dogmas e práticas de uma determinada comunidade promovem a destruição das famílias (como tem sido exposto, exaustivamente nesse blog). No caso do VV e as comunidades afins, bastaria a JW declarar que todos os seus fiéis podem exercer seu livre arbítrio e liberdade de expressão diante do Deus criador do universo e conversar com seus amigos e parentes que saíram de lá, que isso aconteceria. Não importando se saíram contentes ou não (lembra da liberdade de expressão?). Bastaria tal declaração da parte dela que filhos, netos, irmãos, pais, mães, avôs e avós, tios e sobrinhos conviveriam novamente uns com os outros.

    Para terminar, a respeito de “colher o que se planta e beber do próprio veneno”, além de eu crer na misericórdia e perdão de Deus, gostaria de narrar minha experiência pessoal em um caso que já foi mencionado nesse blog a questão da saída da PCF e do MF, há mais de oito anos atrás. Quantas vezes, enquanto eu ainda estava lá, falei com a mãe dela, sra. RC (minha amiga) e com líder MM, que se fosse a minha filha eu iria atrás dela. Que a PCF e sua vida eterna é mais importante do qualquer coisa. Mas, o que era falado para todos na comunidade e nós, infelizmente acreditávamos (está vendo agora, a necessidade desse blog) é que esses dois jovens que saíram é que não queriam ver suas mães e familiares. Que partia deles a exclusão de suas famílias de suas próprias vidas. Hoje sabemos que isso não é, absolutamente, a verdade! Caro anônimo, se você procurar conversar com esses dois, acho que pode te ajudar a entender melhor como funciona esse sistema. Você saberia como esses dois jovens sofreram por crer em seu direito de liberdade de expressão. Como continuam sofrendo a falta de suas mães e irmãos tão somente por não concordarem com o que acontece lá e exercem sua liberdade de expressão ao declarar o que sentem. Eles não estão exigindo que seus familiares saiam da comunidade, só estão pedindo para que eles possam ser família novamente, não importando as diferenças de crenças religiosas, como é o caso de todos os têm postado nesse blog.

    Em meados de agosto ou setembro de 2008, meses antes da minha expulsão (como narrei em meu depoimento) as duas mães me procuraram, tanto da PCF como do MF, pedindo ajuda para que pudessem ver seus filhos, porque elas estavam obedecendo a liderança, apesar de terem dúvidas se estavam agindo corretamente. Eu falei com elas que estava completamente de acordo e que faria o mesmo se fossem meus filhos e fui pleitear essas causas com BL (americana enviada pela JW para corrigir os erros do VV em relação aos seus ensinamentos). Alguns dias depois de eu falar com a BL, JW enviou a BC da América, outra grande líder do sistema, para me corrigir. Suas palavras foram: “Eduardo, você torceu a palavra do Senhor”, pois segunda ela e JW, Deus já havia dado a sua palavra a respeito desses casos e ponto final.

    Que Deus te abençoe anônimo.

    Eduardo Gonzaga

    ResponderExcluir
  17. Prezado Anônimo,
    Sentimo-nos no dever de deixar nosso comentário, uma vez que nossos nomes foram citados.
    Sim, todos têm liberdade de credo e expressão e em momento algum esse blog questiona a decisão de cada um deles em permanecer lá. O que reivindicamos é a nossa liberdade de credo e expressão de poder escolher não mais participar do VV sem sofrermos toda essa repressão e abuso psicosócioafetivo. Quando pela primeira vez vimos essa repressão acontecer foi com Eduardo e Érika, que foram privados do contato com os filhos. Questionamos e expressamos nossa reprovação. E a resposta, como confessado por alguém da mais alta liderança de lá, foi que um dos motivos de toda essa pressão é por ser talvez o único meio de um possível retorno deles para lá. Eles iriam sofrer, mas isso traria possíveis ‘bons frutos’. Essa pessoa citou alguns casos em que isso funcionou: em um deles lá na matriz, no cúmulo do desespero pela falta dos familiares, o pai acabou retornando. Só que conosco isso não vai funcionar. Nossa convicção em não estar mais lá hoje é tão, mas tão grande, que ainda que a dor de estar longe de nossos queridos seja grande e profunda, jamais nos fará retornar para lá! Vamos obedecer ao que Deus nos falou acima de qualquer coisa!
    Sim, nós hospedamos muitos americanos, paulistas, quem quer que precisasse de hospedagem, pois o nosso coração sempre foi disposto a servir e tudo que fizemos foi para o Senhor, não para homens (Cl. 3:23). Que algum dia esses mesmos hóspedes viriam a praticar o que fazem hoje nós nunca imaginamos e nem seria da nossa alçada ficar imaginando: o amanhã pertence a Deus.
    Nunca fomos cúpula do VV, como você afirma, muito menos tivemos regalia alguma ali dentro. Perder o poder? Sentir desprestigiado? Não se perde o que não se tem.
    Apesar de desde longa data não concordarmos com muitas coisas ali dentro e de sermos por isso taxados de questionadores, pode ser que já agimos enganados. No entanto, não é do nosso conhecimento que tenhamos algum dia atrapalhado a vida de alguém. Nunca fomos influentes a esse ponto, nossa maior atuação ali era no louvor. Seria bom se soubéssemos quem você é, assim entenderíamos melhor o porquê de sua posição agressiva a nosso respeito. Se em algum momento lhe prejudicamos, por favor, nos perdoe.
    Sim, o que plantamos, colhemos. Nunca plantamos separação. Pode ser que realmente pagamos hoje o preço de termos prolongado tanto nossa saída de lá... De discordar de certas coisas, mas ficar achando que éramos os únicos a pensar daquele jeito: que todos eram tão submissos à liderança e nós tão rebeldes! Mas sabe, quando as coisas lá começaram a ir além de regras e preceitos de homens trazendo jugo sobre as pessoas e chegaram ao ponto de ir contra a palavra de Deus foi o ponto final para nós. Foi o zelo pela palavra de Deus que nos tirou dali, não a perda de qualquer coisa. Tentamos antes conversar e mostrar que estavam enganados, mas não quiseram nos ouvir.
    E porque colhemos o que plantamos é que escolhemos amá-los, a despeito de tudo. Ainda que eles nos persigam, mintam a nosso respeito, não nos deixem sequer trocar uma única palavra com nossos familiares e com os que foram nossos amigos por tantos anos. Ainda que vejamos a grande dor de nossos amigos que saíram de lá pela falta dos filhos que eles geraram.
    Discordamos de sua atitude de desrespeito em relação aos que continuam lá, suas palavras (medíocre, jumento) são pejorativas. Você disse “se lá eles querem ficar, que lá eles continuem”. Saiba que muitos não querem ficar, mas continuam por causa do medo. Há os que querem ficar, é direito deles. Gostaríamos que tivessem os olhos abertos e pudessem ver que estão enganados. Ainda que a maioria deles sejam pessoas sinceras e queiram estar mais próximas de Deus, a cada dia se desviam mais e mais da verdade, ainda que em busca dela... Tanto é que têm cometido as atrocidades de que todos estão tendo conhecimento. Mas oramos por eles. Deposite aos pés de Jesus todo o seu ódio e rancor e junte-se a nós! Por: João e Tânia Rezende

    ResponderExcluir
  18. Parabéns aos que deram suas explicações aquele sujeito que escreveu conta a ex cúpula. Foi muito bom para dar maior entendimento aos de fora. Tá faltando um ainda, cadê a Elineuza. Num vai falar não? Será que tá com medo de alguma coisa? Tem culpa no cartório. Também deve se explicar aqui, queremos saber seus motivos.

    ResponderExcluir
  19. Elineusa Negromonte Ribeiro, disse...
    Prezado anônimo do recado para a "eis cúpula do vv"

    Gostaria de postar aqui algumas poucas coisas que talvez vc não saiba e que serão esclarecedoras para vc e outros. Qto as regalias que vc mencionou não sei quais eram pque todo tempo em que estive ali, 20 anos, foi servindo de alguma forma com a minha vida e recursos que Deus me deu, àqueles da comunidade. Posso me lembrar das muitas vezes em hospitais de dia ou de noite, acompanhando membros do VV com problemas de saúde, levando tbém alguns para fazer consultas, exames, etc. outras vezes estava em velórios, que não foram poucos, de parentes de membros, até em outras cidades tais como Juiz de Fora, Lima Duarte e Corinto, mesmo pelas madrugadas. Nos dias de culto, domingo pela manhã e à noite, quarta e quinta-feira, não tinha horário para voltar para casa, pois ficava para aconselhar e orar por pessoas, não me importando a que horas ia comer ou dormir. Não tinha privacidade em minha própria casa pois recebia qualquer um da comunidade que necessitasse de ajuda. Sim recebi crianças e adolescentes que estiveram lá com o consentimento dos pais, ou responsáveis por elas, por algum tempo, para serem ajudadas pque estavam com dificuldade de aprendizagem na escola, e os pais foram muito agradecidos por isto.Ficaram crianças em minha casa, quando os pais foram para acampamentos de casais da Comunidade ou estavam em viagem, a pedido dos próprios pais. Recebi jovens solteiras, moças mais maduras, por um tempo, que lá estiveram por livre vontade, e que tinham liberdade de vir e ir quando quisessem. Algumas pessoas da comunidade que saíam de hospitais iam convalescer-se em minha casa por dias, semanas e até meses e foram muito agradecidas por isto. Um casal, que veio de um país da América do Sul, para morar no Brasil e ser membro do VV, que já eram submissos aos líderes dos EUA, moraram em minha casa um ano e meio, e foram muito gratos por isto. Não sei se vc se lembra mas uma das práticas do vv é que os membros morem uns com os outros, que se possível, ninguém more sózinho com sua família. Continua...

    ResponderExcluir
  20. Elineusa, disse
    Continuação

    Hoje eu entendo, que morar juntos, é uma estratégia dos líderes dos EUA, pois assim as pessoas podem vigiar umas as outras se estão obedecendo aos ensinos e regras ditadas pela líder JW dos EUA e senão elas entrega aos líderes para serem disciplinados.
    Hospedei sim, americanos todos os anos para as conferências lá no VV, pois acreditava que eles eram pessoas que temiam a Deus e jamais podia pensar que ia chegar aonde chegou. Todas as vezes que fui aos EUA, mesmo que algumas contra a minha vontade, fui acreditando que iria receber ensinamentos da Pal.de Deus e fui com meus próprios recursos, lpois nunca fui remunerada pela comunidade, sempre fiz trabalho voluntário lá e na escola.
    Caro anônimo, muitas outras coisas foram feitas, algumas eu nem me lembro mais, e não é o caso de colocar tudo aqui e nem é possível, mas saiba que tudo que fiz foi de coração, e não para ganhar ponto junto aos líderes ou ter privilégios, Deus é testemunha. Ele conhece o meu coração, foi acreditando que no os líderes nos diziam que tínhamos um chamado para cumprir, que devemos ser servos e dar nossas vidas uns pelos outros, e tbém sempre me firmei em Col. 3:23-24 que diz "Tudo qto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de recebereis do Senhor a recompensa da herança. A cristo, o Senhor, é que estais servindo;" Sei é claro que não fiz tudo certo, plois, infelizmente éramos discípulos dos llíderes dos EUA e JDM, e quando saí de lá e pude ver tudo tão claramente, como o sistema funciona, entrei em arrependimento diante de Deus e creio em I João 1:9 "Se confessardes os vossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". E as vidas que eu atrapalhei, conforme vc disse, que elas me perdoem e eu gostaria de que elas me procurassem para eu me arrepender com elas pessoalmente.
    Quero tbém que vc saiba que fui uma das pessoas que mais recebeu os chamados "tratamentos de Deus" ali, principalmente pelas líderes americanas JW e BC e JDM, elas sabiam zque eu não me submetiam como elas queriam... Qtas vezes ei quis ser apenas um dqueles membros que se assentava no meio da congregação, e cheguei até a falar sobre isto com MM que me dizia:"Você quer vai ser rebelde contra o seu chamado e fazer a vontade dos demônios"? Mas muitas vezes eu estava stressada com tudo aquilo. Continua...

    ResponderExcluir
  21. Elineusa disse...
    Continuado por Elineusa N. Ribeiro,

    Fui muito ferida na minha alma, mas não guardo ressentimento e perdôo a todos pque eu vou comparecer diante de Deus sozinha, não com eles e vou dar conta de mim mesma a Deus, e a Deus pertence o juízo. Eu posso orar ao Pai: perdoa as minhas ofensas como eu tenho perdoado aqueles que me tem ofendido. Eu amo Jesus e os meus inimigos.
    Eu e Milton, saímos da comunidade por não concordar com a separação das famílias como estava acontencendo como já foi exaustivamente colocado neste Blog, mesmo sabendo que tbém perderíamos a nossa filha, por um tempo, em nome de Jesus. E foi o que aconteceu, mas não íamos ser coniventes com atos tão terríveis e anti bíblicos.
    Hoje continuo servindo Jesus com Milton, com quem em casei em 2003, porque este é o propósito para o qual eu nasci e que Ele me salvou. Nada vai me deter ou fazer desistir. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  22. Amigo ainda que venha doer em seu coraçao esta separaçao de filhos ,sobrinhos e amigos,quero que saiba que Deus tudo pode, ninguem que faz tamanha creudade no nome do evangelho e de santidade sera inpune nesta terra, eles usam o evangelho para separar um povo,que sem decisao propria segue como cordeiro...basta andar no centro da cidade e ver seu sobrinho e amigos vendendo biscoitinho nas ruas,na verdade isto mostra o quanto ha esploraçao ali dentro de pessoas que estam separadas da familia.que as familias venha ao centro da cidade de Betim e e reencontre seus filhos,assim pelo menos mata a saudade e fale o quanto eles sao amados,ainda que eles saibam disto...a paz do senhor meu irmao

    ResponderExcluir